segunda-feira, 28 de maio de 2012

Passo-a-passo Pátina Provençal

Estarei hoje no Programa Palavra de Mulher apresentado por Marley Soares  na TV URBANA, canal 11 (NET) ou canal 55 (TV aberta) ensinando a fazer a pátina provençal!
Assista ao vivo pela internet em www.tvurbana.tv.br
Esse estilo clássico e romântico nasceu no século 18 na Provence, região do sul da França cercada de campos, montanhas e paisagens iluminadas pelo sol, que serviram de inspiração a artistas como Van Gogh (1853-1890), Paul Gauguin (1848-1903) e Henri Matisse (1869-1954).
Como era muito forte a influência dos reis franceses nessa época, com seus ricos castelos, móveis, tecidos e roupas, os camponeses da Provence procuravam ter em casa os mesmos ares da corte.
Com muita criatividade e pouco dinheiro, os artesãos locais recriavam peças com madeira clara e barata. No lugar das folheações douradas nos acabamentos dos móveis, cores suaves, toques levemente desgastados e entalhes mais simples e rústicos.
Em meados do século 20, houve um ressurgimento do estilo, em que várias peças foram reeditadas e, hoje, a decoração segue os passos daqueles camponeses.


Pátina Provence

Material:
•         Tinta pva  marrom  ou marrom café
•         Tinta pva branca, porcelana ou mineral ou base acrílica p/ artesanato ou tinta acrílica fosca branca, porcelana ou mineral
•         Lixa p/ madeira nº 160
•         Parafina de vela ou cera em pasta incolor
•         Verniz acrílico fosco 
•         Peça de MDF

Passo a passo:

1.      Dar uma demão de pva marrom em toda a peça e lixar p/ tirar as imperfeições;
2.      Dar uma segunda demão de pva marrom;
3.      Passar a vela pressionando bem nas laterais p/ dar o efeito ou passe a cera com um trapo ou esponja. Passe apenas onde quiser desgastar...
4.     Passar duas demãos de pva branco intercalando a secagem, sempre com secador no frio p/ não derreter a parafina; Se achar necessário aplicar mais demãos até obter o efeito desejado. Aqui vc pode optar pelo pincel se cerdas macias caso deseje lixar apenas as bordas da peça.
5.      Lixar com lixa 180 p/ dar o efeito desejado; O segredo desta fase é simples: “imperfeição”. Lixe um pouco mais em um lugar e um pouco menos em outro;
6.     Finalizar com verniz acrílico fosco e cera incolor p/ proteger a pintura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário