domingo, 1 de abril de 2012

Pintura em Cabaças ou Porongo

A cabaça é um fruto oco, de casca dura que dá em uma trepadeira também conhecido como porongo no sul do Brasil. O primeiro e mais usado material na confecção de cuias são os porongos. 
Existem muitas variedades desta espécie. Quanto à sua resistência, temos o porongo de casca fina e de casca grossa. 
O porongo de casca grossa devido à espessura de suas paredes, se presta para escultura, para trabalhos de baixo relevo, permitindo entalhes mais profundos.
Muito maior cuidado requer o porongo de casca fina pois racha com maior facilidade.
Esta arte de pintar as cuias é pré-colombiana, pois já recebia grande atenção da artesania peruana. 
Os trabalhos mais comuns em porongos são a pirogravura, o sistema de "fetio programado", que consiste em regular o crescimento do fruto, e com isso, determinar a sua forma final, e por último as pinturas e os desenhos. 
O gaúcho dá preferência à cuia simples, em sua forma natural; as requintadas em geral só servem de enfeite. 
Os trabalhos artesanais primeiro viraram moda, depois uma tendência persistente até conquistarem um lugar cativo na decoração contemporânea, para alegrar ou personalizar propostas de interiores.
Abaixo alguns trabalhos meus em porongos.























5 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. São lindos! Amo trabalhar com cabaças, elas realmente nos dão inspiração para trabalhar... Se puder faça-me uma visitinha. Já estou te seguindo. Me chamo Marília. Mamuarts cabaças.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu trabalho, parabéns. Caso precise trabalho com a venda de cabaças, vários tamanho e modelos, qualquer duvida gladstoncaio@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito o teu trabalho,. Estou começando a me apaixonar por esta atividade.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente lindo teu trabalho...maravilhoso, Parabéns!

    ResponderExcluir